segunda-feira, 21 de abril de 2014

Tratamento Ortodontico em Criancas

 Qual a importância do tratamento ortodôntico precoce?


A Ortodontia é uma especialidade de Odontologia, quem tem como objetivo interceptar, prevenir e corrigir as más posições dentárias. Uma maloclusão pode ser caracterizada por desvios no alinhamento dentário ou, ainda, envolver os ossos basais maxilares.
A idade ideal para iniciar o tratamento ortodôntico é por volta dos 6 anos de idade, quando se dará o início da troca dos dentes. Muitos problemas podem ser diagnosticados nesta fase, dentre eles podemos destacar: Mordidas cruzadas posteriores e anteriores, mordidas abertas decorrentes de respiração bucal, hábitos(chupeta, dedo) e interposição lingual. Infelizmente muitos pais são informados que devem esperar a troca dos dentes de leite para iniciar o tratamento ortodôntico, mas muitas vezes, o problema se agrava e o tratamento ortodôntico pode ser mais demorado e algumas vezes levando a necessidade de extração de dentes permanentes, isso não significa que o tratamento precoce possa elimitar extrações futuras, mas pode em muitos casos evitar.
Os pais devem observar seus filhos, como por exemplo: Como é a respiração da criança à noite, se ela baba no travesseiro, como está o rendimento escolar, se ela ronca, tudo isso são agentes etiológicos que podem levar à graves desarmonias dentarias e esqueléticas e que na maioria da vezes, um tratamento ortodôntico ou ortopédico precoce, além de corrigir os problemas dentários, melhora a qualidade de vida e o rendimento da criança.
Atualmente são diagnosticados no mundo por volta de 55.000 (cinqüenta e cinco mil) casos de caninos impactados por ano, um número astronômico, onde as causas também podem estar relacionadas com os fatores etiológicos acima citados, e o ortodontista está preparado para identificar o problema precocemente por volta dos 7, 8 ou 9 anos de idade e prevenir este problema com um simples exame radiográfico. A radiografia panorâmica se caracteriza pela possibilidade da visão global de todos os elementos dentários da maxila e mandíbula, assim como, seus constituintes ósseos, sendo necessária nessa fase da criança como importante elemento de diagnóstico.
Os aparelhos ortodônticos estão evoluindo muito, com novos materiais, considerados biológicamente mais seguros e mais eficientes, proporcionando menos desconforto para o paciente e minimizando o tempo de tratamento em adultos. Já podemos utilizar aparelhos que dispensam o uso das famosas borrachinhas, proporcionando mais higiene, menos consultas e diminuindo o tempo de tratamento.
É fundamental, entretanto, que os pacientes procurem profisisionais capacitados e cuidado com tratamentos milagrosos a custos muito baixos. Em primeiro lugar, você precisa confiar no profissional, porque você estará colocando nas mãos dele a coisa mais preciosa de sua vida que é seu filho, ou você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário